na ufsm

Pesquisa oferece tratamento de fono de graça para pessoas com problemas neurológicos

Da redação

Foto: Arquivo Diário

Uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai prestar tratamento fonoaudiológico de graça para pessoas com problemas neurológicos.

Para participar da pesquisa, o voluntário deve ter mais de 19 anos e lesão cerebral adquirida, como acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, tumor cerebral, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, infecções no cérebro ou distrofia muscular, entre outras. A pesquisa em questão intitula-se "Mecanismo da fala nas disartrias - avaliação instrumental das bases motoras da fala e efeitos de intervenção". Ela é feita pela doutoranda Caroline Rodrigues Portalete sob a orientação da professora Marcia Keske-Soares.

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto

Entre os problemas fonoaudiológicos que serão tratados, estão distorções em sons de "letras" na fala e imprecisão articulatória, dificuldade para fechar os lábios, alterações de nasalidade, dificuldade de dar ênfase em palavras e frases, fala lentificada e alterações na voz. Os voluntários para a pesquisa vão receber avaliação fonoaudiológica semanal e intensiva, incluindo exames como ultrassonografia, nasometria e eletroglotografia. Mesmo que o tratamento não envolva riscos, dor ou desconforto, aos pacientes é garantida total liberdade para interrompê-lo.

Os interessados devem entrar em contato com o Laboratório de Fala, pelo telefone (55) 99193-0132 e pelo e-mail [email protected], ou com o Serviço de Atendimento Fonoaudiológico, pelo telefone (55) 3220-9239. O tratamento será feito no Prédio de Apoio Didático e Comunitário (antigo hospital), que fica no Centro de Santa Maria.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa aprova medicamento para prevenção de enxaqueca Anterior

Anvisa aprova medicamento para prevenção de enxaqueca

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto Próximo

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto

Saúde